HOME

terça-feira, 3 de maio de 2011

Conceito Maitland de Tratamento: Uma importante ferramenta para o manejo de desordens musculoesqueléticas

A abordagem de terapia manual do fisioterapeuta Geoffrey Douglas Maitland (1924-2010) surgiu na Austrália, na década de 60, tendo se espalhado pelo resto do mundo, formando a base da terapia manual fisioterapeutica. O conceito fundamental de tratamento das desordens músculoesqueléticas foi influenciado por este conceito (Maitland 1986).

O conceito que Maitland introduziu é baseado em observações clínicas. Essas observações clínicas surgiram como resultado de uma abordagem sistemática no exame e tratamento dos sinais e sintomas presentes no paciente. Essa abordagem sistemática envolve a avaliação dos sinais e sintomas clínicos do paciente e a avaliação que os efeitos das técnicas de tratamento tem sobre esses sinais e sintomas.

Já que o valor de uma técnica nos sinais e sintomas presentes podem ser avaliados, o fisioterapeuta é possuidor da capacidade de escolher a técnica de tratamento mais eficiente.

Grande parte da importância do conceito reside na avaliação manual dos movimentos fisiológicos (Osteocinemáticos - Macromovimentos) e acessórios (Artrocinemáticos - Micromovimentos) articulares. Este exame manual é parte essencial do diagnóstico físico de disfunções da coluna realizado pelo fisioterapeuta manipulativo (Jull et al, 1994). A capacidade do fisioterapeuta manipulativo em detectar o segmento patológico em pacientes com dor é considerada confiável quando comparada a bloqueios anestésicos, discografia provocativa, mobilidade em RX e imagem ultrasonográfica de espasmo e inibição dos músculos (Behrsin & Andrews 1991; Hides et al, 1994; Janos & Ray 1992, Jull et al, 1988).


Lesões e patologias podem produzir disfunções destes movimentos fisiológicos e os mesmos podem ser reestabelecidos através de técnicas de mobilização (movimentos oscilatórios) e manipulação (movimentos de alta velocidade). Pesquisas têm mostrado que tal tratamento é mais eficaz do que o tratamento tradicional (Ottenbach e DiFabio 1994). Por exemplo, a terapia manipulativa espinhal (tanto a mobilização quanto a manipulação) é mais eficaz no tratamento da dor lombar do que cuidados médicos e tratamento conservador tradicional (van Tulder et al 1994).


Extraído de: Terapia Manual
Imagens: IMTA e Acervo Pessoal

Nota: O Dr. Ewertom Cordeiro têm formação no Conceito Maitland de Tratamento pelo Advanced Manual Terapy Institute e trabalha com o método há 7 anos.

Nenhum comentário: