HOME

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Acupuntura contralateral versus Acupuntura Ipsilateral na Reabilitação de Pós-AVC pacientes hemiplégicos: uma revisão sistemática

Contralateral Acupuncture versus Ipsilateral Acupuncture in the Rehabilitation of Post-stroke Hemiplegic Patients: a Systematic Review

S. Schröder,  MK Kim, Choi TY, MS Lee, H. Lee e Han CH

BMC Complementary and Alternative Medicine 2010,10:41.

Objetivo

Acupuntura contralateral  (ACT) envolve a inserção de agulhas no meridiano do lado oposto a localização da doença e é frequentemente utilizado na reabilitação pós-AVC. O objetivo desta revisão sistemática é resumir e avaliar criticamente as evidências a favor e contra a eficácia da ACT para a reabilitação pós-AVC, em comparação com Acupuntura ipsilateral (AIT).

Métodos

Foram pesquisados dezessete base de dados desde seus inícios até junho de 2010. Ensaios clínicos prospectivos foram incluídos se ACT foi testado como tratamento único ou como adjuvante de outros tratamentos de reabilitação pós-AVC e em relação ao AIT.

Resultados

Oito ensaios clínicos randomizados (ECR) preencheram os critérios de inclusão. Quatro deles relataram efeitos favoráveis ​​da ACT em relação ao AIT. Uma meta-análise mostrou efeitos superiores da ACT em relação ao AIT na taxa de recuperação (n = 361; razão de risco (RR), 1,12, 95% intervalos de confiança (IC), 1,04-1,22, p = 0,005). Em análise de subgrupo mostraram também efeitos favoráveis ​​da utilização de ACT em pacientes com infarto cerebral (n = 261; RR, 1,15; IC95%, 1,04-1,27, p = 0,006). Uma análise mais aprofundada, incluindo pacientes com infarto cerebral e hemorragia intracraniana, não conseguiu demonstrar estas vantagens (n ​​= 100; RR, 1,11; IC95%, 0,85-1,46, p = 0,43).

Conclusão

Os resultados de nossa revisão sistemática e meta-análise sugerem que há evidências limitadas para o ACT ser superior ao AIT no tratamento do infarto cerebral. O número total de ECRs incluídos em nossa análise foi baixa e os ECRs incluídos tinham um alto risco de viés.

Nota

Caso não tenha experimentado o tratamento com acupuntura procure um especialista e beneficie-se você também. A OMS recomenda o uso da Acupuntura para inúmeras patologias.

Ewertom Cordeiro
Fisioterapeuta
Especialista em Acupuntura e Osteopatia

Nenhum comentário: