HOME

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Cinco Elementos



Os Cinco Elementos não são constituintes básicos da Natureza, mas os cinco processos básicos, as qualidades, as fases de um ciclo ou capacidade inerente de modificação de um fenômeno.



No SHANG SHU encontra-se a seguinte afirmação: “Os Cinco Elementos são Água, Fogo, Madeira, Metal, Terra. A Água umedece em descendência, o Fogo chameia em ascendência, a Madeira pode ser dobrada e esticada, o Metal pode ser moldado e endurecido, a Terra permite a disseminação, o crescimento e a colheita. Aquilo que absorve e descende(Água) é salgado, o que chameia em ascendência (Fogo) é amargo, o que pode ser dobrado e esticado (Madeira) é azedo, o que pode ser moldado e enrijecido (Metal) é picante e o que permite disseminar, crescer e colher (Terra) é doce”.





Esta afirmação mostra claramente o simbolismo das cinco qualidade inerentes diversas e expressam o fenômeno natural.





Existe também o sabor (ou aroma) dos Cinco Elementos, que representam mais uma qualidade inerente de uma coisa (como composição química em termos atuais) do que seu gosto de fato.





Os Cinco Elementos representam também as direções diferentes de movimentos dos fenômenos naturais, onde Madeira é o movimento expansivo e exterior em todas as direções, o Metal representa o movimento contraído e interior, a Água representa movimento descendente, o Fogo indica movimento ascendente e a Terra representa neutralidade ou estabilidade.





De acordo com as estações do ano a Madeira corresponde à Primavera, sendo associada ao nascimento e tendo o vento como característica do clima; o Fogo corresponde ao Verão, está associado ao calor o representa o crescimento; o Metal corresponde ao Outono sendo a secura uma característica do seu clima e está associado à colheita; a Água corresponde ao inverno e o frio é a sua característica climática, está associada ao armazenamento; a Terra representa a quinta estação (ou “quinta essência” para os chineses), que representa uma interestação, que corresponde a um período de mais ou menos 18 dias entre o fim de uma estação e o início de outra, está associada à umidade e representa a transformação. Neste contexto teremos na Madeira o nascimento, no Fogo a infância, na Terra a adolescência, no Metal a maturidade e na Água a velhice. Perceba que todas as fases têm suas características próprias tanto de equilíbrio quanto de desequilíbrio.

Nenhum comentário: