HOME

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Acupuntura - Uma arte milenar!


Acupuntura ou Acupunctura é um ramo da Medicina tradicional chinesa e um método de tratamento chamado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde.


Acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura", para obter efeito terapêutico em diversas condições.Atribui-se o nome Acupuntura, a um jesuíta europeu que retornando da China, no século XVII, adaptou os termos chineses Zhen Jiu, juntando as palavras latinas Acum (que significa agulha) e Punctum (picada ou punção).A tradução literal do termo chinês, no entanto, é bem diferente. O correto seria Zhen (agulha) e Jiu (moxa).A tradução causa a impressão de que o terapeuta só trabalha com agulhas. Os pontos e meridianos também podem ser estimulados por outros tipos de técnicas.


Os pontos de Acupuntura podem ser estimulados por agulhas ou pelo aquecimento promovido por moxa, um bastão de artemísia em brasa, que é aproximado da pele para aquecer o ponto de acupuntura. Há, também, o método de estimulação por laser.


A visão tradicional da medicina chinesa está profundamente ligada a teorias baseadas na dualidade Yin/Yang e sobre meridianos.O Yin e o Yang são aspectos opostos de todo movimento no universo. É um conceito hoje considerado quântico que os médicos chineses antigos conseguiram adaptar para a medicina.No corpo do homem existe um equilíbrio que pode ser alterado por diversos tipos de influências, como alimentar, comportamental e muitas outras.Existem muitas formas de diagnóstico na medicina tradicional chinesa. Algumas delas são a análise do pulso, a observação da língua, a cor e aspectos da pele.


De forma geral a Acupuntura visa reestabelecer o equilíbrio corporal, mas mecanizando esta forma de pensar, esta arte milenar possui indicações diversais, tais como: Hérnias de disco e dores de coluna, enxaqueca, asma, distúrbios circulatórios, TPM, Depressão, cosntipação, incontinência urinária, dismenorréia, tendinites, dentre uma infinidade de outras aplicações.

Nenhum comentário: