HOME

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Acupuntura é mais eficaz para a Síndrome do Cólon Irritável

A acupuntura, combinada com moxabustão, é mais eficaz do que a medicina convencional ocidental para o tratamento da Síndrome do Intestino Irritável (SII) – que causa desconforto abdominal e gases, soluço, arrotos, má digestão, entre outros problemas. A conclusão foi encontrada após uma nova meta-análise que reuniu 11 investigações de pesquisa com uma amostra de mais de 950 pacientes da província de Jiangsu, em Nanjing (China).
 
“O resultado mostra que a acupuntura com moxabustão leva a melhores resultados clínicos que o tratamento medicamentoso convencional e farmacêutico. Além disso, o estudo mostra que a acupuntura combinada com moxabustão não é apenas eficaz, mas também seguro”, explica Dr. Márcio De Luna, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura (ABA-RJ) e do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC).
 
Gastroenterologistas trabalharam em uma combinação com ervas medicinais chinesas, e separaram em dois grupos os pacientes. O estudo descobriu que a medicina tradicional chinesa melhora a saúde de pacientes com síndrome do intestino irritável, incluindo melhorias significativas 14 semanas após a conclusão dos tratamentos fitoterápicos.
 
Esta não é a primeira vez que a medicina chinesa tem sido demonstrada eficaz no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável. Segundo Dr. Márcio De Luna, este mais recente levantamento mostra que a combinação de diversos elementos da medicina chinesa pode contribuir e muito para a saúde humana.
 
Para ele, o resultado é mais uma nova comprovação de que a acupuntura é eficaz. “O Jornal da Associação Médica Americana já publicou descobertas inovadoras que mostraram que ervas medicinais chinesas trazem melhorias nos sintomas de alguns pacientes com a síndrome”, lembra Dr. De Luna.

Nenhum comentário: