HOME

segunda-feira, 6 de junho de 2011

A Osteopatia e a Saúde Oral

Como a Osteopatia pode ajudar?

A Osteopatia considera o corpo humano como um todo, como uma unidade complexa em que qualquer tipo de distúrbio ocorrido em alguma  parte do corpo pode manifestar-se em qualquer outra zona  do corpo e ter repercursões em sua totalidade.

Na perspectiva holística, um distúrbio músculo-esquelético como é o da ATM, pode afetar a biomecânica e o equilíbrio do corpo em geral.

Na abordagem Osteopática, os distúrbios da ATM interferem negativamente com as estruturas e funções de outras partes do corpo, provocando um distúrbio ou patologia. Isto porque a "estrutura governa a função" e os distúrbios em outras partes do corpo podem gerar alterações na estrutura, pois as "funções também podem governar as estruturas".

A intervenção Osteopática pode contribuir para os desbloqueio da ATM, através de técnicas de manipulação e mobilização articular e cervical, liberando e corrigindo a amplitude de movimento.

A aplicação de técnicas de relaxamento muscular ao nível da ATM, da musculatura paravertebral cervical e ombros e correção das curvaturas da coluna vertebral, pode contribuir para a analgesia e para a melhoria da qualidade de vida do paciente.

A abordagem holística

A boca não pode ser vista exclusivamente como um aparelho mastigatório, mas sim como uma estrutura complexa, que interfere em muitos sistemas orgânicos. Onde existe um conceito de interdisciplinaridade, no qual se realiza um diagnóstico funcional integrado e o planejamento da intervenção conjunta a chance de sucesso no tratamento é muito maior.

Este conceito de interdisciplinaridade contribui e muito para atenuar os mais variados tipos de sintomatologia qie o paciente pode apresentar, tais como: otalgias, neuragias e nervralgias faciais e cranianas, cervicalgias, cefaléias e enxaquecas.

A prevenção pode ser o melhor remédio. A avaliação de um paciente em uma perspectiva pode identificar e correlacionar diversos sintomas e manifestações e contribuir para a detecção precoce de determinadas alterações patológicas e o seu encaminhamento paras as respectivas especialidades.

É importante perceber-se a importância  dos problemas dentários  como geradores de diversas doenças, sendo a prevenção a melhor forma de evitar.

Tratamentos preventivos com Osteopatia podem contribuir muito para evitar o aparecimento de inúmeras doenças que afetam a qualidade de vida das pessoas.

Nenhum comentário: