HOME

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Entenda porque a Fisioterapia trata Dores e Inflamações

Amigos leitores, na semana que passou houve um grande movimento em torno da Fisioterapia, suas aplicações, indicações e atribuições. Tal movimento não se resumiu apenas à internet, através do recomendadíssimo blog Fisioterapia & Saúde, atingiu também o CREFITO-6 (que não abrange RO – CREFITO-9 não se manifestou a respeito), o qual se viu obrigado a advertir publicamente um site médico que, talvez, se valendo da presença de um fisioterapeuta em seu quadro de funcionários, publicou aberrações muito bem articuladas e que poderiam confundir a população geral quanto ao real papel da Fisioterapia na promoção e manutenção da saúde. O site dizia o seguinte: “Entenda porque a Fisioterapia não serve para dores e inflamações da coluna vertebral”. Pois agora, meus amigos, lhes explicarei onde residiu o lamentável equívoco do título supracitado.


O que é Dor?

Dor consiste num fenômeno subjetivo, que consiste numa sensação desagradável que indica uma lesão real ou potencial do corpo. A dor inicia-se nos receptores especiais da dor que se encontram distribuídos por todo o corpo. Estes receptores transmitem a informação sob a forma de impulsos elétricos que enviam à medula espinhal ao longo das vias nervosas e depois para o cérebro. Por vezes, o sinal provoca uma resposta reflexa ao alcançar a medula espinhal; quando isso acontece, o sinal é imediatamente reenviado pelos nervos motores ao ponto original da dor, provocando a contração muscular.

Como se inicia a dor na coluna?

Quando se tem uma disfunção de movimento articular, esta pode ter sido provocada por desequilíbrios tônicos musculares e fixações articulares. Isto nos leva a revisar o conceito das hipomobilidades e hipermobilidades articulares. As fixações articulares levam a uma diminuição de movimento (hipomobilidade), contudo, por uma questão adaptativa, outra articulação terá sua mobilidade aumentada para compensar a falta de movimento da outra. Esse excesso leva a sobrecarga, que leva à lesão, que leva à inflamação e dor. Tal evento é muito comum na coluna vertebral. Pensem comigo: Por que alguns discos intervertebrais se lesionam, desgastam e desidratam e outros não? A articulação intervertebral que apresenta lesão discal, sempre será uma região de hipermobilidade. E se há hipermobilidade, também há articulações hipomóveis, as quais são, na verdade, o foco do tratamento.

Fisioterapia trata a dor ou não?

Seguindo esta linha de raciocínio, se distúrbios de movimento podem causar dor, e se a Fisioterapia tem como atribuição legal o tratamento dos distúrbios de movimento, podemos dizer que a FISIOTERAPIA TRATA A DOR. Esse raciocínio se aplica a qualquer órgão ou sistema do corpo humano, inclusive a coluna vertebral.

O que é a inflamação?

Engana-se quem pensa que o Fisioterapeuta quer acabar com a inflamação ou coisa parecida. A resposta inflamatória inicial ocorre na tentativa de restaurar a homeostase térmica, metabólica e celular da área lesionada. O que significa que inflamação é algo necessário para o tecido lesionado. O tratamento de Fisioterapia junto aos processos inflamatórios, inclusive os da coluna vertebral tem o objetivo de evitar que o tecido lesionado seja exposto a sobrecargas recorrentes, com microtraumas cumulativos, o que impediria o restabelecimento do seu estado fisiológico normal e levaria a cronicidade do quadro.

Como a Fisioterapia atua na inflamação?

Quando a inflamação se torna crônica, a resposta inflamatória torna-se anormalmente exacerbada. Deste modo, a Fisioterapia adota uma conduta que visa a redução da sobrecarga ao tecido, e diminuição da ocorrência de microtraumas, permitindo que o tecido restabeleça sua homeostase, que pode ser entendida como normalidade. Veja a figura que ilustra como a Fisioterapia trata a Dor e Inflamação, inclusive nas articulações da coluna vertebral.

Fonte: http://www.gentedeopiniao.com.br/

Nenhum comentário: