HOME

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Osteoaptia: uma excelente opção para o manejo das enxaquecas e cefaléiais tencionais



A abordagem Osteopática concentra-se Tratamento Manipulativo Osteopático - TMO, mas não só. Os conselhos sobre nutrição, prescrição de exercícios terapêuticos, avaliação e educação da postura, assim como envolver o paciente no seu processo de cura, fazendo-o entender bem as causas e fisiologia da Cefaleia é, ou deve ser, o procedimento do Osteopata.

Importa também referir que o TMO envolve não são só as manipulações de lata velocida e baixa amplitude, como também uma série de técnicas, orientadas a diferentes tecidos e/ou com diferentes objectivos, tais como as técnicas viscerais, cranianas, fasciacias, funcionais, dentre outras.

Nas Enxaquecas o TMO é especialmente útil entre os surtos, uma vez que o paciente está mais tolerante ao tratamento manipulativo (directo, indirecto, miofascial, etc.). Na fase aguda da Enxaqueca, um tratamento vigoroso, pode aumentar o fluxo de sangue a uma já inflamada região vascular, o que explica a exacerbação clínica que pode acontecer após tratamento. As técnicas indiretas suaves e a drenagem linfática e venosa são mais indicadas para a fase aguda. Como há um envolvimento do Sistema nervoso Autónomo, o Osteopata atua na região do Sistema Nervos Simpático da cervical baixa, toráxica alta, costelas e tecidos miofasciais relacionados.

No tratamento das Cefaleias Tensionais, o primeiro passo é o de identificar e eliminar as potenciais fontes que despertam os sintomas, como os dentes, maxilar (ATM), os seios perinasais, ossos cranianos e cervicais, os ligamentos e os elementos miofasciais associados. Contudo, todo o resto do corpo é examinado à procura de relações anatomicas que possam influenciar este quadro. Na acção terapêutica, a disfunção somática é constantemente identificada e tratada com TMO. Disfunções vertebrais, miofasciais, crânio-sacrais, locais e regionais, são comummente encontradas.

2 comentários:

Roberta Andrade disse...

Boa noite,

Gostaria de saber o tratamento é doloroso e em média em quanto tempo os resultados são percebidos.

Obrigado!

Ewertom Cordeiro disse...

Prezada Roberta,

Nas cefaléias tensionais o trabalho muscular irá gerar um certo desconforto, porém o mesmo irá reduzindo a cada atendimento.

Mas, no geral o tratamento das cefaléias e enxaquecas não geram dor, pois em geral são realizadas técnicas fasciais, que são muito suaves.

A melhora começa a aperecer desde a primeira sessão, em casos de cefaléia tensional recentes a melhora completa costuma vir até a quinta sessão, em casos crônicos o tratamento costuma durar uma pouco mais de tempo.

Nos casos de enxaqueca, que geralmente são crônicos, a intereveção costuma ser mais lenta, pois na maioria destes casos já existe uma dependências a medicamentos. Nesses casos associar a Osteopatia a Acupuntura é uma ótima opção.

Espero ter-lhe respondido!

Atenciosamente, Ewertom Cordeiro.